O Coletivo Escolar E Responsabilidade Da Educação:
RESUMO
Geovane dos Santos Damaceno1 O presente artigo de revisão de literatura teve como objetivo explorar a importância do coletivo escolar, entendendo-se aí como a equipe de gestores, professores, pais e alunos, mas principalmente a importância da participação familiar na escola mediante o planejamentoescolar elaborado pela instituição. Palavras-chaves: Escola, Família, Coletivo.
INTRODUÇÃO
Compreender o processo de construção da pessoa com ser humano implica em necessariamente conhecê-lo em todas as suas dimensões. Entendendo que este ser biopsicossocial é tecido na trama da evolução humana caminhamos para abrir um leque de possibilidades e caminhos a serem trilhados por iniciativa e quererdeste ser que atua ativamente dentro deste processo. Paulo Freire (1996) em suas caminhadas pela educação e pelo que é humano ressalta a importância de estimular a “leitura do mundo”, papel fundamental da educação e do educador: “O pensar crítico implica o diálogo que é, também, o único capaz de gerá-lo. Sem ele, não há comunicação e, sem esta, não há educação. A educação é diálogo”. (FREIRE 1996,p.20). Para Paulo Freire (1996) o sujeito não se forma e reforma alienado de seu ambiente social, da mesma forma que ele é influenciado por seu tempo histórico, social e cultural, ele (indivíduo) marca a sociedade em que vive na medida em que a questiona e a ressignifica segundo suas novas aprendizagens. Neste contexto, o educador adquire a qualidade de ajudante deste aprendiz em sua descobertatornando o caminho da aprendizagem a indução de um novo saber, como quem se
1
Aluno da faculdade San Carlos. Curso Ciências da Educação.
assegurando do ponto de partida caminha lado-a-lado com quem desbrava a caminhada, entendendo que este caminhar não se dá por si só, mas que necessita ser mediado pela escola e pela família como parceiras nesta construção. Desta forma, a partir dopensamento de Paulo Freire, examinaremos neste artigo as seguintes questões, objetivos da pesquisa: A quem caberia a responsabilidade sobre a educação dos indivíduos?; Comandar, gerir implica em responsabilidade, se esta não é acompanhada de algum privilégio qual seria sua vantagem?; Na escola atual, quais estratégias envolvem e preparam os alunos para as dificuldades do cotidiano?; Quais são asimplicações da falta de sustentação e direção na prática pedagógica?; Se os professores não conseguem trabalhar coletivamente com seus pares, seria possível transmitir e cultivar em seus alunos essa forma de trabalho?; Qual importância é atribuída pelos professores, na escola, ao trabalho coletivo?; Como poderiam transmitir para os alunos as habilidades e atitudes necessárias se não as vivenciam?; Em quemomento o professor reflete sobre quais modelos está seguindo em sua prática?; Como o professor avalia e dimensiona sua auto-organização, em relação ao grupo de professores com quem trabalha?; Será que um dos fatores que levaria a artificialidade na transposição didática não seria a desconsideração do grupo como condição primordial de vivência humana?. Para que todas as questões sejam respondidas,adotou-se a metodologia de revisão de literatura calcada em autores consagrados.
1 ESCOLA X FAMÍLIA: RESPONSABILIDADE TRANSFERIDA?
Com a chegada do século XX, muitas mudanças foram observadas. O interesse e o impacto causados pelo aumento da industrialização a partir da década de 50 e especialmente nos períodos seguintes, entre outras coisas, trouxeram, como consequência, profundas mudanças noâmbito familiar provocando a ruptura dos padrões tradicionais, tal como estávamos acostumados a ver. (ARIÈS, 1981). Citando Ariès e Duby2, Sacristán (1999) afirmou:
[...] que se, na atualidade, os pais são mais permissivos, "deve-se em parte a que já não têm muito o que impor a seus filhos, já que a aprendizagem da
2
ARIES, Ph. e DUBY, G. História de la vida privada. De la Primeira...
Regístrate para leer el documento completo.