Filosofia da educacao
A luz do conhecimento adquirido neste curso, analisar um curso do qual você tenha participado, pessoalmente, focando o processo educacional utilizado, bem como o educador, o educando e o conteúdo transmitido. A análise deverá levantar questionamentos sobre o conteúdo estudado, utilizando-se, largamente, uma explanação argumentativa.
Curso assistido : Educação Infantil– Ensino/Aprendizagem
Professora: Mestrada em Educação
Alunos : graduados nas áreas de Educação e Licenciatura
Conteúdo ministrado: Metodologia e técnicas de Avaliações do ensino no dia-a-dia do professor de uma escola particular
Objetivo: observação participante do cotidiano escolar para a compreensão dos processos de avaliação da aprendizagemdesenvolvidos na educação infantil.
Atingir o objetivo proposto demandou a realização de pesquisa qualitativa em uma escola particular situada em Goiânia e reconhecida como referência pelo trabalho que desenvolve. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos observação participante e análise documental.
O processo analítico educacional aqui proposto está focado naclarificação do conceito de educação, analisado no ponto de vista da Filosofia da Educação que tem como objetivos, propostos pelo educador e ou pelo filósofo, o de examinar, questionar, propondo objetivos e valores. Ao pensar filosoficamente, o educador foge da simplicidade, da ingenuidade e das explicações mágicas ao interpretar os problemas do cotidiano, buscando aprofundar sua análise, não sesatisfazendo com as aparências.
O objetivo do estudo aqui apresentado é revelar o processo educacional utilizado pelos professores observados, conteúdos programáticos bem como o educador no ponto de vista da Filosofia da Educação. Partindo desse pressuposto ressaltaremos a postura dos professores, pois a sua intenção ao ensinar certos conteúdos é de suma importância, pois este é um objeto visual doaluno, na disciplina observada mesmo sendo uma sala de Pre V percebemos que as atitudes dos educadores influenciavam e muito nos educandos. Qualquer método ou técnica encontra seus fundamentos numa psicologia educacional, o que, por sua vez, encontra seus fundamentos numa filosofia da educação.
Ao analisar as práticas avaliativas realizadas na Educação Infantil, considerou-se indispensávelvoltar-se atentamente às múltiplas relações existentes no contexto escolar. Desse modo, procurou-se identificar evidências manifestadas no discurso e na prática dos professores implicados no processo avaliativo, no que diz respeito ao conceito de avaliação.
As inúmeras indagações sobre essa temática requerem respostas apenas a uma questão: o que é avaliar no contexto da Educação Infantil?
Foipossível verificar que os professores observados demonstraram conceber a ação avaliativa como uma possibilidade de introduzir modificações para que o processo de ensino/aprendizagem se altere sempre para melhor, de acordo com a realidade constatada, por meio da análise e da reflexão da sua prática docente.
Professor 1
O Professor 1 iniciou a aula apresentando para os alunos duas caixas contendodiversos brinquedos, dois painéis e quatro pedaços de pano esticados no chão como se fossem tapetes. A proposta da aula era brincar livremente usando a imaginação e a criatividade, porém sem se machucarem ou machucarem os colegas.
Sentado em um dos panos, o Professor 1 foi observando atentamente as cenas que surgiam. Um grupo de meninas montou uma cozinha embaixo de uma mesa e brincaram de casinha;um outro grupo, de meninos, montou uma fazenda; e uma dupla de meninos pegou as espadas e começa a lutar. Observou-se que a maioria dos alunos brincou em grupo, interagindo um com o outro, sendo poucos os que brincaram sozinhos.
O Professor 1 sentou-se próximo dos alunos que brincavam sozinhos, mas não interferiu, somente observava e questionava quando era necessário. Um aluno que estava...
Regístrate para leer el documento completo.