Estado

Páginas: 338 (84498 palabras) Publicado: 3 de febrero de 2011
CARNOY, Martin. Estado e Teoria política. (equipe de trad. PUCCAMP) 2ª ed. Campinas: Papirus, 1988. [pp. 19-62]


ÍNDICE

Agradecimentos 7

Introdução 9

Capítulo 1. O Estado e o Pensamento Político Norte-americano 19

Capítulo 2. Marx, Engels, Lenin e o Estado 63

Capítulo 3. Gramsci e o Estado 89

Capítulo 4. O Estruturalismo e o Estado: Althusser e Poulantzas 119Capítulo 5. O Debate Alemão 165

Capítulo 6. Estado, Democracia e Transição ao Socialismo 195

Capítulo 7. O Estado Dependente 219

Capítulo 8. Classe e Estado na Teoria Política Norte-americana Recente 263

Capítulo 9. Para Onde Vão as Teorias do Estado 311

Referências Bibliográficas 331



INTRODUÇÃO

Este é um livro sobre política. É um livro sobre a crescente importância dapolítica na configuração da mudança social no mundo de hoje. O problema básico das sociedades capitalistas avançadas, após dois séculos de crescimento econômico, não é mais a adequação dos recursos ou sua alocação "eficiente" para produção máxima. O modo como isso se dá, a definição do que seja produção, o que se produz e quem decide a política de desenvolvimento são, hoje, problemas "econômicos"significativos. E esses problemas estão situados tanto na arena política como na produção.

Há outro motivo para a importância da política: na medida em que as economias se desenvolveram em todo o mundo, o setor público – aqui chamado de Estado – cresceu em importância em todas as sociedades, da industrial avançada à exportadora de bens primários do Terceiro Mundo, e em todos os aspectos dasociedade - não apenas político, como econômico (produção, finanças, distribuição), ideológico (educação escolar, os meios de comunicação) e quanto à força legal (polícia, forças armadas). Por que isso ocorre e como se configura o crescente papel do Estado têm se tomado uma preocupação crucial para os cientistas sociais - talvez a preocupação crucial - de nossos dias. O Estado parece deter a chave parao desenvolvimento econômico, para a segurança social, para a liberdade individual e, através da "sofisticação" crescente das armas, para a própria vida e a morte. Compreender o que seja política no sistema econômico mundial de hoje é, pois, compreender o Estado nacional e compreender o Estado nacional no contexto desse sistema é compreender a dinâmica fundamental de uma sociedade.Evidentemente, o desenvolvimento capitalista e o Estado sempre estiveram intimamente ligados. No século XIX, porém, o papel do Estado nas sociedades capitalistas, embora significativo, era em geral relativamente limitado. Isso era, em parte, uma reação ao poderoso Estado mercantilista que antecedeu a revolução industrial, mas era também resultado do grande dinamismo do capitalismo privado. Até

9



osanos 30, a força propulsora das sociedades capitalistas residia na produção da empresa privada. O setor de produção privada, e não o Estado, era a fonte dessa energia e o setor privado da economia era o centro da mudança social. Assim, Ricardo, Marx, Weber, Dunkheim e Marshall puderam discutir o Estado como um elemento importante, porém, certamente, não como o elemento central, em suas análisessociais.

Esse não é mais o caso. Os pontos de vista tradicionais do século XIX (e do período precedente) são anacrônicos, embora continuem a dominar nosso modo de pensar sobre o que é e como deveria ser o setor público. Nos Estados Unidos estamos particularmente ligados a algumas dessas tradições, como se tivesse havido poucas mudanças nesses últimos duzentos anos. Mas a questão do Estado. setornou bem mais complexa, criando a necessidade de novas teorias que tratem mais adequadamente essa crescente complexidade. Na verdade, o crescimento do Estado tem sido acompanhado de uma expansão de análises diversas e sofisticadas a respeito de seu "novo" papel social.

Não é minha intenção aqui rever todas as teorias do Estado, mas, acima de tudo, me fixar na busca de uma nova maneira de...
Leer documento completo

Regístrate para leer el documento completo.

Conviértase en miembro formal de Buenas Tareas

INSCRÍBETE - ES GRATIS